Inspetor de soldagem N2: FBTS elenca as principais dificuldades enfrentadas no processo de certificação
Fonte: FBTS                                                                        Imagem: AWS
Postada em: 15/03/15

Visando auxiliar e orientar no processo de treinamento dos candidatos e, ao mesmo tempo, mostrar os principais itens críticos na realização das provas de certificação para Inspetor de Soldagem Nível 2, a FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem) relacionou os principais pontos (conteúdos) da lista de verificação/prova que têm apresentado maior dificuldade de aprovação (acertos) dos candidatos (Indicadores das Provas Práticas de Nível 2).

Principais dificuldades no processo de certificação para Inspetor de Soldagem N2 - Site da Soldagem

Para exemplificar, alguns dos pontos críticos são elencados abaixo considerando cada uma das etapas componentes da Certificação para Inspetor de Soldagem N2.
1 – Prova de consumíveis 2
Necessidade da verificação correta dos valores obtidos referente ao ensaio e análise executados atendem aos requisitos da especificação AWS aplicável.
2 – Prova de qualificações
Necessário avaliar corretamente os resultados dos ensaios mecânicos de tração, impacto e dureza,
3 – Prova de documentos técnicas 2
Necessidade de correta elaboração do documento Instrução de Execução e Inspeção de Soldagem (IEIS).
4 – Prova de macrografia 
Necessário o dimensionamento correto da solda e a detecção exata das descontinuidades encontradas, em comparação com critério de aceitação.
5 – Prova de norma/código AWS D1. 1 
Estabelecer corretamente os requisitos para a qualificação de procedimentos de soldagem e soldadores/operadores de soldagem, bem como os requisitos para tratamento térmico das juntas soldadas e dos ensaios não destrutivos (END). 
6 – Prova de norma/código ASME B31.3 
Estabelecer corretamente os requisitos à qualificação de procedimentos de soldagem e soldadores /operadores de soldagem, bem como os requisitos dos ensaios não destrutivos (END).

Para melhor detalhamento ou respostas a dúvidas sobre o processo de Certificação N2, consultar o site da FBTS (www.fbts.org.br).